MARKETING DIGITAL

O que é Marketing Digital? Aprenda TUDO sobre essa estratégia!

Será que todos realmente sabem o que é marketing digital? Se não, basta dedicar alguns minutos na internet para encontrar diversos conteúdos sobre esse tema, além de dicas, cursos e ferramentas para utilizar.

Provavelmente você nos encontrou justamente porque estava procurando mais informações sobre esse tema, certo?

Há um tempo a web vem sendo utilizada como a principal fonte para informações, visto que é o lugar que recorremos quando precisamos encontrar dados sobre determinado assunto. Assim, quem é facilmente encontrado na internet possui resultados melhores, tanto no mundo virtual quanto no mundo real.

Além disso, a internet passou a influenciar também o processo de compras, onde os clientes/usuários passaram a ser mais ativos e participativos.

De acordo com estudos cerca de 66% dos brasileiros já adquiriram algum produto ou serviço por causa de um anúncio visto na internet.

Entretanto, no Brasil o marketing ainda está “engatinhando”. Uma pesquisa realizada pela Consultoria McKinsey, com o apoio da Associação Brasileira de Anunciantes (Aba), destacou que 80% das empresas brasileiras ainda estão começando a utilizar essa estratégia.

Ou seja, não investir em marketing digital ou não saber como utilizar, significa que o seu negócio pode estar perdendo grandes oportunidades simplesmente por não ser visto na internet.

Então, para te ajudar, listamos tudo o que aprendemos na prática e o que realmente funciona, a partir desse conteúdo você não terá mais desculpas para resultados ruins.

O que é Marketing Digital?

Você consegue se lembrar do tempo em que a internet não “existia”? Ou de quando era necessário esperar até a meia noite para se conectar em dias de semana?

Hoje em dia passamos tantas horas conectados que realizar simples atividades do dia a dia sem a web parece ser um desafio. Mas, se a nossa vida mudou com a chegada da internet o mesmo se pode dizer dos métodos utilizados para divulgação, publicidade e propaganda.

Criado na década de 1990, o Marketing Digital ganhou força somente nos últimos dez anos devido a frequente utilização da internet e dos dispositivos móveis.

A partir daí esse assunto passou a ser abordado constantemente em notícias, palestras, cursos, eventos e cases de sucesso.

Porém, o conceito de Marketing Digital ainda gera muitas dúvidas, pois muitos acreditam que qualquer ação realizada na internet caracteriza-se como Marketing Digital.

O marketing digital basicamente é um conjunto de ações e técnicas realizadas com o objetivo de destacar uma empresa, marca, produtos ou serviços na internet.

Para isso são utilizados os canais digitais como, por exemplo, blogs, sites, e-mail, redes sociais, buscadores e outros, com o objetivo de sanar as dores e desejos dos clientes e potenciais clientes.

Desta maneira, ficou muito mais fácil encontrar e conquistar o seu público-alvo, porque independente do segmento em que seu consumidor está presente, sem dúvida ele estará online também. E o ponto principal é: Todos podem usar o Marketing Digital!

Sejam pessoas, empresas, instituições de ensino, ONGs, associações, lojas, clínicas, igrejas e quem mais você puder imaginar. Por este motivo, fatores psicológicos, culturais, geográficos e jurídicos também influenciam as pessoas na hora de comprar ou vender um produto ou serviço.

Contudo, ainda existem muitos negócios que não acreditam no poder do Marketing Digital e preferem não investir em ações estratégicas. Para demonstrar que elas podem estar perdendo (e muito), confira alguns dados que comprovam o seu potencial:

  • 81% dos compradores realizam pesquisas online antes de fazer grandes compras. (Retailing Today, 2014);
  • O Marketing de Conteúdo traz 2,2 vezes mais visitas e 3,2 vezes mais leads para as empresas que o adotam. (Content Trends, 2017);
  • As empresas afirmam que os principais benefícios das redes sociais são: divulgar a marca (77,4%), engajar a audiência (63,2%), aumentar tráfego no blog/site (50,3%), ampliar as vendas e o número de clientes (48,5%). (Social Media Trends, 2017);
  • 86% dos consumidores gostariam de receber emails promocionais de empresas com as quais fazem negócios pelo menos uma vez por mês, e 15% gostariam de obtê-los diariamente. (Statista, 2015);
  • As redes sociais e a busca orgânica foram apontadas como os principais meios para descobrir novos e-commerces, com 69,4% e 66,5%, respectivamente. (E-commerce Trends, 2017).
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